A Junta de Pinhal Novo comemorou mais um aniversário e o presidente Manuel Lagarto deixou o apelo para que as freguesias comecem a “ser tratadas com a dignidade que merecem”.
A Junta de Freguesia de Pinhal Novo assinalou os 89 anos no último sábado, com uma sessão solene onde participaram autarcas e munícipes.
Helena Serafim, presidente da Assembleia de Freguesia frisou que o aniversário “é uma justa homenagem à nossa história e às nossas conquistas” e enalteceu os trabalhadores, que “colaboram com a sua ajuda para melhorar a qualidade de vida da população”Já Carlos Caçoete, representante da Assembleia Municipal, defendeu o “reparar de uma grande injustiça e voltarmos a ter as cinco freguesias”.
Manuel Lagarto, presidente da Junta de Freguesia de Pinhal Novo, que está de abalada no final do mandato, começou por “lembrar que as freguesias continuam a ser tratadas sem a dignidade que merecem” e lembra que no concelho de Palmela “são as autarquias que têm assegurado o apoio social às famílias”. O autarca fez questão de “reclamar mais meios e mais competências para as freguesias” e concluiu formulando o desejo que Pinhal Novo “seja um lugar ainda melhor para viver”.
Também o presidente da Câmara lembrou que “juntos havemos de fazer mais e melhor” e destacou os grandes sonhos que começam a tornar-se possíveis”, exemplificando a Unidade Familiar de Saúde com candidatura aprovada e ”dentro de dias pomos o concurso na rua” e a regularização da Ribeira da Salgueirinha, que “iremos assinar o lançamento da obra, com o Ministro do Ambiente, no dia 7 de Março”. Na Ribeira da Salgueirinha, lembra o edil de Palmela, “vamos ter um espaço natural e um corredor verde”. Álvaro Amaro considera que Pinhal Novo “é uma cidade a respirar o ar do campo”, onde a Câmara vai continuar a desenvolver trabalho, com objectivos que passam pela “candidatura para a criação de um ninho de respostas sociais a implementar no Monte do Francisquinho”, mas relembra “existir desafios e compromissos por concretizar como a variante à EN 10”.
O autarca de Palmela reconheceu “a necessidade de um novo aeroporto e não apenas um terminal, sem esquecer a Plataforma Logística” e lembrou que a administração central “precisa de dar atenção aos Parques de Vale do Alecrim e das Carrascas”. A sessão solene terminou com a sala completamente cheia a cantar os parabéns a você e os autarcas das outras freguesias a entregarem prendas ao presidente Manuel Lagarto.
O Setubalense/Zoomonline