A construção de um Centro de Saúde para servir a população de Foros de Amora é uma das reivindicações da nova Comissão de Utentes da Saúde do Concelho do Seixal. Atualmente o Centro de Saúde de Amora está a ser requalificado com mais sete gabinetes, mas a comissão considera que, apesar do esforço, essa solução não é suficiente para servir mais 12 mil utentes.
As Comissões de Utentes do concelho do Seixal apresentam-se com uma nova dinâmica de interação, tendo-se unido em uma única entidade com o objetivo de maximizar sinergias.
De acordo com José Lourenço, presidente da Comissão de Utentes de Corroios e membro da direção da nova Comissão de Utentes da Saúde do Seixal (CUSCS), “anteriormente, de certo modo, as várias comissões estavam dispersas e, para reunir com alguma regularidade, havia dificuldades na organização e articulação de todos os intervenientes”.
Neste momento, a CUSCS já está a funcionar em pleno com sede nas instalações daquela que anteriormente era a Comissão de Utentes de Corroios. Ao nível do concelho, como um todo, e no que diz respeito ao futuro, “esta nova união representa a mobilização de toda a população em torno dos assuntos que dizem respeito à saúde pública do Seixal”, reafirma José Lourenço. Refere ainda a articulação conjunta com as autarquias de Seixal e Almada, trabalhando também em parceria com os Agrupamentos de Centros de Saúde, integrados na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
No âmbito da articulação com o município do Seixal, o presidente da Câmara, Joaquim Santos, considera importante a congregação e união das comissões de utentes, “em termos locais, mas também em termos da estratégia para o concelho, como um todo”. Nesse sentido, felicita a Comissão de Utentes da Saúde do Seixal pelo trabalho que tem feito em prol da defesa da saúde pública.
Em relação aos projetos e reivindicações, anteriormente defendidos pelas Comissões de utentes de Corroios, Amora e Seixal, “mantêm-se ainda mais reforçados”, reflete José Luís, também membro da direção da Comissão de Utentes da Saúde do Seixal. “Vamos continuar a trabalhar em defesa da construção do hospital no Seixal, bem como para a construção do Centro de Saúde de Corroios”. Um equipamento previsto para a freguesia desde 2007 e que, “agora, depois de aprovado, aguardamos que se concretize”. Assim como um novo Centro de Saúde de Foros de Amora e a Extensão de Paio Pires.
Atualmente, cerca de 12 mil utentes de Foros de Amora estão encaminhados para o Centro de Saúde de Amora, “cuja capacidade de atendimento há muito foi ultrapassada”, refere José Luís, considerando que uma faixa de população com esta dimensão deve ter um equipamento próprio”.
O Seixalense/Zoomonline