Quantcast
Channel: zoomonline.pt
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2207

Qualifica aposta na formação de adultos em Setúbal

$
0
0

Neste mês de Março, decorreu a abertura de cerca de 300 Centros Qualifica por todo o país, numa forte aposta da tutela na Educação e Formação de Adultos. Em Setúbal, existe desde 1 de Janeiro e é promovido e inserido na Escola Lima de Freitas.

“Temos um número muito bom de certificações, terminámos o ano passado com 96 por cento. São números excelentes, mas claro que envolve muito trabalho de acompanhamento e proximidade. É muito importante que as pessoas saibam que estamos no terreno e que podem procurar-nos e investir no futuro delas”, explica a O Setubalense Filomena Amorim, professora de português e coordenadora do Arrábida – Centro Qualifica.

Com cerca de 2 mil pessoas inscritas na plataforma online, e 600 dessas realmente a trabalhar na sua qualificação, para além do trabalho de reconhecimento, validação e certificação de competências, o centro promove também o reconhecimento de competências profissionais, em áreas de acção educativa, administrativa e informática. A qualificação da população de Setúbal, Palmela e Sesimbra é o principal objectivo da equipa de professores, técnicos e psicólogos do Arrábida – Centro Qualifica.

Para aceder à qualificação, cada pessoa terá um atendimento personalizado e, tendo por base as habilitações escolas e as experiências profissionais de cada candidato, será encaminhada para uma oferta qualificante, à sua medida. O processo demora consoante o ritmo de cada um, sendo para o 9ºano normalmente cerca de 6 meses e para o 12º cerca de um ano, e é sempre acompanhado com s reuniões, conjugando horários e disponibilidades entre ambas as partes.

Para além do reconhecimento de competências escolares, desde Janeiro, o Arrábida – Centro Qualifica está a receber inscrições para o reconhecimento de competências profissionais, de técnicos de apoio à infância, de acção educativa, de técnicos de administração e de informática. “Não atribui um grau de ensino mas atribui esse reconhecimento”, explica a coordenadora. “Funcionamos com a mesma equipa e as áreas vão sendo ajustadas conforme as necessidades das pessoas, com os casos que nos vão chegando, e são entregues a professores da respectiva área”, conclui.

O Setubalense/Zoomonline


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2207

Trending Articles