Profissionais do Agrupamento de Centro de Saúde Almada-Seixal e do Hospital Garcia de Orta e a comunidade utentes, unem-se para falar sobre saúde, num plano de tertúlias organizadas pelo grupo “Fazemos Parte Desta Equipa”. Uma iniciativa que nasceu da vontade de um conjunto de colaboradoras, para estabelecer pontes entre as referidas entidades e a comunidade.
A partir de 31 de março têm lugar diversas tertúlias, intituladas “Pontos no Is”, dinamizadas pelo grupo “Fazemos Parte Desta Equipa”, que surgiu há pouco tempo no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada-Seixal e no Hospital Garcia de Horta, “com a ideia de criar pontes de comunicação entre colaboradores destas instituições, com os parceiros da comunidade médica e também com os utentes”, salienta Cláudia Duque, assistente técnica do ACES Almada-Seixal e membro da comissão organizadora destes encontros entre profissionais da saúde pública.
“A saúde será o mote para estes encontros, que contam com a participação de colaboradores das referidas instituições e também da população”, avança.
A primeira tertúlia, com o tema “Vamos conversar sobre reclamações dos e com os nossos utentes”, está agendada para a próxima sexta-feira, pelas 17 horas, no Centro de Formação da Sobreda, da Unidade de Saúde Familiar da Sobreda.
Durante o encontro vão ser abordadas as principais reclamações obtidas no ACES Almada-Seixal e no Garcia de Horta, em 2016, “no sentido de conhecermos as opiniões dos utentes sobre os serviços, apostar nas melhorias necessárias para um atendimento mais eficaz e saber quais as dificuldades, que o impedem. Outras questões surgem também, no sentido de saber porque há reclamações que são cíclicas. E porque é que acontecem? O que está a falhar?”, apresenta Cláudia Duque.
Do plano de atividades dos “Pontos no Is” para 2017, constam ainda atividades como “caminhadas, para fomentar espirito de equipa entre instituições e a comunicação entre profissionais, através das atividades informais”. O ACES Almada-Seixal e o Hospital Garcia de Orta prestam cuidados de saúde ao mesmo público e “têm o objetivo comum de elevar os níveis de saúde e bem-estar, prestando cuidados de saúde de excelência à comunidade”, recorda Cláudia Duque.
Nesse sentido, o grupo “Fazemos Parte Desta Equipa” desenhou esta estratégia de aproximação das instituições, envolvendo paralelamente a comunidade. Um projeto que pretende criar parcerias entre o ACES Almada-Seixal e o Hospital Garcia de Orta dinamizando o entendimento entre profissionais da saúde e utentes, promovendo o diálogo e valorizando as boas práticas em saúde.
O Seixalense/Zoomonline