Uma nova peça escultórica, que exalta o emblemático golfinho roaz-corvineiro, está a ser instalada na rotunda situada nas imediações do Alegro, na entrada norte da cidade, na área de interseção entre as avenidas Antero de Quental e Álvaro Cunhal e o final da A12.
A escultura em pedra, que retrata o movimento de um grupo social de golfinhos, da autoria do artista plástico Carlos Andrade, foi doada à cidade pela Fundação Buehler-Brockhaus ao abrigo da Lei do Mecenato, no âmbito de um protocolo de colaboração celebrado com a Câmara Municipal. A obra tem dimensões aproximadas de 15 metros de largura, dois de profundidade e quatro de altura.
Posteriormente, a autarquia vai avançar para a beneficiação geral da rotunda, acção que inclui a execução de intervenções de embelezamento, entre os quais a criação de uma ampla zona de relvado na envolvência da escultura dedicada aos golfinhos do Sado.
Esta é mais uma peça instalada no âmbito do protocolo de colaboração celebrado com a Fundação Buehler-Brockhaus, entidade que já doou à cidade, entre outras, as esculturas evocativas de várias profissões instaladas no Mercado do Livramento e um conjunto escultórico patente no Fórum Municipal Luísa Todi.
O Setubalense/Zoomonline