A edição de um livro de jogos tradicionais de Sesimbra, a realização de rastreios de saúde para a comunidade escolar, a aquisição de equipamentos desportivos na escola, o incremento da atividade musical e cultural na comunidade escolar e um concurso de arte urbana jovem são algumas das propostas que as escolas do concelho vão apresentar na sessão Assembleia Municipal de Jovens, que se realiza no dia 7, sábado, no Hotel do Mar, subordinada ao tema Viver Sesimbra: Bem-estar e Equilíbrio!
Este ano haverá, pela primeira vez, uma verba de 5 mil euros, financiada pelo município, dividida pelas cinco escolas participantes, para pôr em prática as opções dos alunos. Esta é a grande novidade do projeto de cidadania promovido pela Assembleia Municipal de Jovens há 13 anos, e que tem como objetivo envolver os alunos na vida do seu concelho e do funcionamento dos órgãos autárquicos.
A forma de empregar a verba, a ser distribuída equitativamente pelos projetos escolhidos, teve por base um conjunto de regras muito semelhantes àquelas que qualquer autarquia está sujeita, pois a finalidade foi demonstrar, na prática, os passos que são necessários para se concretizar um investimento e trabalhar em conjunto esses passos.
O processo de decisão passou por avaliar as necessidades e expectativas dos “munícipes”, (que neste caso são a população escolar) a adequação das propostas ao contexto, a sua viabilidade, em termos práticos, a polivalência, a abrangência e, naturalmente, os custos associados. Todos estes passos permitiram desenvolver nestes jovens uma cultura de responsabilidade, autonomia e capacidades de planeamento, execução e noção de serviço público, fundamentais para a sua formação cívica.
Pretende-se que cada proposta esteja devidamente estruturada em dezembro de 2016, e concluída até à 14.ª Assembleia Municipal de Jovens.
Em 2016 participam na AMJ o Agrupamento de Escolas de Sampaio, a Escola Básica 2,3 de Sesimbra, Navegador Rodrigues Soromenho, a Escola Básica Integrada da Boa Água, a Escola Básica Integrada da Quinta do Conde e a Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti, da Quinta do Conde.
CMSesimbra/Zoomonline