O Núcleo Bicross de Setúbal vai gerir e elaborar as normas de utilização da Pista Municipal de BMX de Setúbal, no âmbito de um protocolo de colaboração a celebrar com a Câmara Municipal.
A autarquia propõe, em protocolo aprovado ontem, em reunião pública, um modelo de gestão para a Pista de BMX, sita no Parque Verde da Bela Vista, que permita “retirar do equipamento o melhor aproveitamento, integrando projetos que visem a generalização da prática desportiva e a realização de eventos e provas oficiais”.
A deliberação camarária recorda que têm sido celebrados, desde 2003, protocolos de cedência de instalações com a duração de uma época desportiva. Tem sido possível verificar que o modelo de gestão proposto tem beneficiado os utilizadores, as entidades promotoras da prática desportiva e o proprietário de tais equipamentos, o município de Setúbal.
Uma vez que a existência destas parcerias se tem revelado positiva, é proposta a aplicação da mesma metodologia para a Pista Municipal de BMX com a aprovação do protocolo de colaboração, pelo período de um ano, a celebrar com o Núcleo Bicross de Setúbal.
Nesse sentido, a parceria é feita na perspetiva de “aproveitar o conhecimento e disponibilidade de cada um dos intervenientes, respondendo aos objetivos e orientações para o desenvolvimento da modalidade”.
Ao abrigo do protocolo entre as duas entidades, a autarquia faculta a utilização do recinto desportivo para realização de treinos e competições oficiais ou para ações de promoção e outras relacionadas com a modalidade de BMX, bem como a utilização de todos os equipamentos necessários para a organização de cada evento.
Ao Núcleo Bicross de Setúbal é delegada, entre outras competências, a elaboração e aprovação das normas de utilização do espaço, bem como a gestão e manutenção da pista, em colaboração com a Câmara Municipal.
O protocolo estabelece ainda que o Núcleo Bicross de Setúbal deve assegurar a boa utilização dos equipamentos e instalações utilizadas para dinamização das ações que tenham como finalidade promover a modalidade.
A coletividade tem, igualmente, de proporcionar à população jovem e comunidade escolar do concelho de Setúbal, um “Programa Pista Aberta de BMX”, mediante um horário previamente estabelecido, e em colaboração com a autarquia.
CMS/Zoomonline