No passado dia 4 de junho, a Escola de Equitação da APPACDM de Setúbal inaugurou um novo picadeiro. Trata-se de uma Carriere de medidas oficiais 20 por 60 metros.
A Escola de Equitação da APPACDM de Setúbal está situada numa quinta de beleza e calma extraordinárias, e já era dotada de boxes e paddoks para repouso dos cavalos, póneis e burros, tal como de um picadeiro coberto 18 por 20 e agora conta também com uma Carriere 20 por 60, adequando-se melhor ao ensino da equitação clássica e desportiva em diversas modalidades equestres, com acessibilidade para todos.
Este foi mais um passo na evolução desta Escola de Equitação, que se rege pela premissa “Equitação para a Inclusão, Ensino Equestre Inclusivo”, abrindo as aulas a todos os quiserem montar e/ou ter contacto com o cavalo ou pónei – cidadãos de todas a idades com e sem deficiência diagnosticada.
A inauguração contou com a presença de vários alunos da Escola de Equitação, alguns deles também inscritos nos centros da APPACDM de Setúbal. A cerimónia protocolar de abertura oficial da Carriere, onde colaboram os alunos, começou com o abrir da “porta”, entrando com o pé direito no picadeiro. Seguiu-se um Pas-de-Trois improvisado (composto por dois alunos e o professor de equitação) ao som da música “Allegro” de Vivaldi. Demostrando a versatilidade deste novo espaço apresentou-se diferentes modalidades equestres. Um aluno da Escola de Equitação apresentou o trabalho que tem feito nos Saltos de Obstáculos. Realizou-se uma prova de Dressage (prova P1 com adaptação) e uma Gincana com diferentes níveis, procurando uma aproximação à maneabilidade da Equitação de Trabalho.
Toda a inauguração desenrolou-se com uma circundante de festa e o habitual ambiente familiar, já vivido noutras provas organizadas pela instituição, terminando com a divulgação dos resultados obtidos em prova e respetiva entrega de prémios a todos os participantes (os troféus foram concebidos por alguns dos centros da APPACDM de Setúbal).
Por fim, com um lanche partilhado, celebrou-se a alegria de ter um novo espaço onde aprender e ensinar as maravilhas da equitação em diferentes modalidades equestres pode ser uma terapia para todos e onde mais uma vez prevaleceu a premissa: “Equitação para a Inclusão, Ensino Equestre Inclusivo”.
APPACDM/Zoomonline