Quantcast
Channel: zoomonline.pt
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2207

Câmara de Setúbal aprovou protocolo de exploração do Cinema Charlot

$
0
0

cine_charlotA Câmara Municipal de Setúbal aprovou hoje, em reunião pública, a renovação do protocolo de colaboração com a Associação Cultural Festroia relativo à exploração cinematográfica do Cinema Charlot – Auditório Municipal.

O acordo agora estabelecido, à semelhança dos anteriores, atribui à Associação Cultural Festroia a exploração da atividade cinematográfica no que se refere à programação regular e à organização de ciclos, programas especiais e outras atividades relacionadas com cinema.

A programação regular de cinema prevê a realização de sessões diárias, em número a acordar, com reforço de sessões ao fim de semana. A escolha da programação deve respeitar critérios como a origem dos filmes – 50 por cento de produção europeia e 50 por cento de outras proveniências –, a variedade de géneros, padrões de qualidade elevados e apresentação de estreias.

Os custos relativos à exibição, licenciamento de filmes, publicidade e divulgação são da responsabilidade da entidade exploradora da sala. Em contrapartida, o acordo atribui ao Festroia a receita líquida da bilheteira.

O calendário de ocupação da sala inclui também cinema para os públicos infantil, juvenil e sénior, bem como o período de realização de sessões do Festival Internacional de Cinema de Setúbal, organizado pela Associação Cultural Festroia.

O protocolo, com a duração de um ano a partir da data da assinatura, estipula o preço dos bilhetes para o público em geral nos 4,5 euros, com um sistema de descontos destinado a salvaguardar um benefício social ao dispor da população mais carenciada, valores que se mantêm inalterados desde 2013.

Deste modo, a entrada é gratuita para cidadãos residentes em lares de terceira idade e para reformados da Câmara Municipal de Setúbal. Já para as pessoas com mais de 65 anos, estudantes até 25 anos devidamente identificados e portadores de cartão jovem ou de cartão jovem municipal o valor praticado é de 3,5 euros.

O documento refere ainda que, sempre que não se encontre ocupada com programação cinematográfica, a sala está disponível para a realização de outras atividades, nomeadamente reuniões, conferências, congressos, colóquios, peças de teatro, concertos de música de câmara ou pequenas formações, sendo a utilização destes períodos gerida pela autarquia.

À Câmara Municipal de Setúbal compete ainda assegurar todas as condições normais de funcionamento do Cinema Charlot, com a garantia da presença de funcionários de apoio, de equipamentos e de manutenção da sala.

A Câmara Municipal de Setúbal e a Associação Cultural Festroia mantêm, desde 2000, um protocolo que tem vindo a ser objeto de sucessivas renovações, com vista à exploração cinematográfica do Cinema Charlot, com “resultados largamente positivos que são do domínio público”, indica a proposta aprovada.

CMS/Zoomonline

 


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2207