A Festa das Vindimas é um dos momentos altos da vida cultural e social da vila de Palmela e do concelho. A sua localização altaneira, em plena Arrábida, e a génese histórica da vila são alguns dos seus encantos que, geram, no entanto, algumas condicionantes em momentos de grande afluência de visitantes. Para que todos possam usufruir da Festa com as melhores condições de segurança e conforto, a Câmara Municipal de Palmela compilou algumas informações de grande importância para quem se prepara para uma visita a Palmela.
Estão disponíveis dois parques de estacionamento (donativo opcional, a reverter para o Palmelense Futebol Clube): Parque atrás de S. Pedro (ao lado esquerdo da Igreja de S. Pedro, para quem sobe a estrada do cemitério) e Parque do Outeiro, junto aos armazéns gerais do Município.
Os moradores da vila devem solicitar na sede da Junta de Freguesia de Palmela, com a maior brevidade possível, o dístico de viatura autorizada, de forma a conseguirem entrar e circular na vila, depois do seu encerramento.
De acordo com o edital, n.º 150/DADO-DAG/2016, já publicado nos lugares públicos do costume, estão definidos os seguintes condicionamentos e proibições de trânsito (infração sujeita a reboque e coima), que permitem garantir a segurança no recinto da festa e manter libertos os corredores de segurança para as viaturas de emergência, do dia 26 de agosto às 08h00 até ao dia 7 de setembro às 04h00.
Na Avenida dos Bombeiros Voluntários, as viaturas estacionadas do lado oposto aos prédios devem estar recolhidas fora da via, não deixando as rodas dianteiras sobre a estrada.
O fogo de artifício que, tradicionalmente, encerra a Festa das Vindimas, será lançado, este ano, a partir do terraço do Mercado Municipal de Palmela, pelo que são recomendadas algumas medidas de autoproteção como não obstruir as vias de acesso e evacuação, especialmente, as vias de emergência, não aceder às áreas de acesso reservado ou não destinadas ao público, seguir as recomendações das forças de segurança e não se colocar diante dos artigos pirotécnicos acesos, que podem causar queimaduras e lesões oculares. Os moradores devem ainda manter janelas e varandas fechadas, recolher toldos e outros materiais inflamáveis das varandas e recolher roupa dos estendais.
Existem instalações sanitárias disponíveis na Rua dos Aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral (traseiras do Cine-teatro S. João) e entre a Biblioteca Municipal de Palmela e a Igreja de S. João.
CMP/Zoomonline